quinta-feira, 30 de agosto de 2012

UBERABA RECEBEU A CARAVANA MÃES DE MINAS


De 17 a 19 de agosto, Uberaba recebeu na Escola Estadual Brasil, a Caravana Mães de Minas, parte integrante do Programa Mães de Minas, que tem como finalidade oferecer atenção integral às mulheres e aos recém-nascidos e, assim, reduzir as taxas de mortalidade materna infantil em todo o estado. A Caravana é uma iniciativa do Governo de Minas Gerais, em parceria com a UNICEF, AIC e SUS.
A ação constitui importante frente de mobilização do Programa Mães de Minas.
A Caravana é formada por uma equipe de 15 pessoas, entre técnicos da área de saúde, lideranças comunitárias e profissionais com experiência em trabalhos voltados para a mulher.
Contando com uma estrutura de stands onde foram ofertadas oficinas direcionadas ao público-alvo – composto por gestantes, mães com filho até um ano, pais e familiares de toda a região – a Caravana ofereceu uma série de atividades gratuitas num ambiente acolhedor. As oficinas com duração de 50 minutos, trataram de temas como aleitamento materno, parto humanizado, oficina de brinquedos reciclados, cuidados com o bebê e com a gestante, cabine de vídeo e foto, roda de memória e a exposição do “túnel da vida”, dentre outros.
Outro momento importante no ambiente da Caravana é o stand de cadastramento no Disque 155.
O que é o Serviço 155
Para ser acompanhada e garantir uma gravidez saudável, a gestante pode se cadastrar no 155. Feito o cadastro, as mulheres passam a ser acompanhadas. Mais do que saber da existência da gestante e da criança, como acontece nos sistemas de informação clássicos, é preciso que essa informação chegue em tempo real, para possibilitar acompanhamento e proteção eficazes. Todas as gestantes cadastradas no Call Center terão suas consultas de pré-natal acompanhadas. A equipe de atendentes é formada por avós e mães treinadas para oferecer atendimento humanizado. Elas checam se a gestante foi à consulta agendada, ligam para saber sobre o parecer médico e resultado de exames, e também se foram diagnosticadas com gravidez de alto risco.
O contato contínuo com o Call Center facilitará a identificação de riscos tanto da gestante/mãe quanto da criança e ajudará a organizar o atendimento antes que problemas ocorram.
Um stand foi montado no evento  para a realização do cadastro das gestantes presentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário